UM PAÍS A "METRO"

"Era uma vez um animalzinho chamado Metro que foi crescendo, crescendo, crescendo e hoje é um bonito ELEFANTE BRANCO, mais um a povoar o Jardim Zoológico Nacional."
Confúcio, digo, Confuso
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METRO 1
Tenho acompanhado a evolução da implementação do METRO na área urbana do Porto com especial curiosidade.
Se me perguntarem a minha opinião sobre o assunto, terei que dizer que a sua implementação era importante para resolver os graves problemas de mobilidade da zona mas não, sem antes se esgotarem as potencialidades do sistema existente que assentava essencialmente sobre o transporte das populações através do meio Rodoviário.
Com efeito, nunca foram dadas ao meio Rodoviário de Transporte Pesado de Passageiros, as condições que se deram ao METRO.
Se não vejamos, a título de exemplo, que ao Metro foi dada mais de metade da Av. de Gaia e a própria ponte D.Luís, para que possa funcionar à superfície, com um corredor exclusivo, nunca tendo sido dada aos Transportes Rodoviários Públicos de Passageiros tal possibilidade .
Logo, pensemos.
Se tal tivesse sido feito com os Transportes Públicos de Passageiros, estes que eram excedentários mas não eficientes não se teriam reorganizado e atingido pelo menos 90% da eficácia do Metro? E com menores custos para o erário Público?
Mas não. Há que pensar em grande e ser original.
Em vez de trabalhar enterrado como qualquer Metro que se preze, trabalha-se à superfície e cria-se um meio de Transporte altamente questionável . Estamos perante um Metro ou um eléctrico? Perante um Metro ou um comboio de baixa velocidade, sem passagens de nível ?
E as consequências estão à vista:
  • Elevado número de acidentes.
  • Projecto de revitalização do Eléctrico adiado e engavetado.
  • Aumento da dificuldade de circulação dos transportes rodoviários de passageiros.
  • Um polícia em cada cruzamento da linha rodoviária com a do Metro.
  • Etc
Eu sei que os defensores do Metro de Superfície têm argumentos para combater a minha modesta opinião. Argumentos económicos e de Urbanidade. No entanto, é a minha opinião e o tempo dirá quem tem razão. Porque ainda vamos assistir ao enterrar da linha. Ai vamos, vamos!
E certamente com a grande "lata" habitual, vamos vê-los a defender essa solução dizendo cobras e lagartos da actual.
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METRO 2
Assiste-se a movimentos estranhíssimos por parte das autarquias a Sul de V. Nova de Gaia.
Então não é que os Senhores também querem o metro no seu quintal?
Meus Senhores, sejam moderados. Então, mas que é isto?
Olhem que o ELEFANTE embora jovem já está grande e de tanto o solicitarem ainda tem uma TROMBOSE.
Têm lido os jornais ? Leram o relatório dos Revisores Oficiais de Contas da Metro? Pois é!
Não há "carcanhol"! A empresa está rapidamente a cair numa situação de falência técnica e já grita aos quatro ventos que o valor das indemnizações compensatórias que o Estado lhes dá é irrisória.
Não sabem o que são indemnizações compensatórias? Eu explico.
Foi a maneira que o Estado arranjou para, de forma encapotada, suportar os milhões de prejuízos das Empresas Públicas, sem violar as regras da livre concorrência, assumindo suportar parte desses prejuízos, por troca dos serviços públicos que elas prestam, ao preço de tabela que eles querem .
No entanto, esqueceram-se dos Privados. Os privados também prestam esse serviço ao preço que eles querem e não recebem indemnizações e ... têm que dar lucro!
Uns são filhos do Pai e outros filhos da mãe.
Perceberam ?

Assumindo o erro de não enterrar a linha, espera-se que não se assuma o erro de fazer concorrência à CP.
Revitalize-se sim linhas como as do Vouga e outras que já fizeram parte dos projectos de muita gente mas que se estão a querer meter na gaveta, tal como fizeram ao Eléctrico.
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METRO 3
Então não é que este é mesmo um País de " macacos" ?
A ex DGTTF, entidade que regulava o sector, licenciou concessões às Empresas e criou regras de funcionamento para essas concessões, não podendo as empresas violar a área de acção umas das outras.
E quanto ao METRO ?
À boa maneira Portuguesa, fez-se tábua raza de tudo isto com o aval do Estado. E mesmo o invocar do interesse público é problemático uma vez que o METRO tem interesses privados no seu seio.
Fez-se alguma coisa para indemnizar, ou calcular , os prejuízos que as empresas que viram as suas concessões usurpadas por este novo transportador, tiveram ?
Não, para quê? Se somos uma República das Bananas há que assumir e assumi-lo mais é impossível.
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METRO 4
O pobre do animalzinho está à beira de sofrer uma TROMBOSE mas não faltam MÉDICOS.
É um animal de boas famílias ...
E, no galinheiro, as "galinhas" andam todas aos saltos a ver se apanham o poleiro!
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METRO 5
Começar uma casa pelo telhado é complicado para não dizer impossível.
Mas com o METRO do Porto inovou-se também nesta matéria.
Então não é que a famigerada AUTORIDADE METROPOLITANA que deve regular tudo isto, não mexe nem aparece ?
Será que é mais uma destas organizações clandestinas e só no dia do JUÍZO FINAL vamos levar com regras e etiquetas que todos vamos ter que cumprir, sem discussão ?
Mais uma vez a lei da rolha a funcionar, meus senhores ?
E que dizer das más línguas que afirmam que as obras do Metro avançam com projectos em cima do joelho ? Que eles são meios secretos, são. Não duvidem ! Até os Presidentes de Câmara são apanhados de surpresa...
Admiram-se depois que haja desvios dos orçamentos ? Não !
Será que a estratégia não é essa ?
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METRO 6
Ouvi que o Sr. Bastonário da Ordem dos Advogados mandou umas "papaias" para o ar, sobre o enriquecimento e os sinais externos de riqueza, vergonhosos, de alguns dos nossos políticos.
Então, meus senhores. Que é isso ? Andam desatentos. Estão a perder eficiência...
Os Portugueses sabem que é tudo "ficção científica". Estejam tranquilos !
Não é nada que não se resolva rapidamente. Talvez com um lugarzito na próxima Administração do ... ou na remodelação do ... ? Hã? Serve ?
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METRO 7
Ainda em construção...enquanto todos pagarem pontualmente os seus impostos !

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