HISTÓRIA DA UTC 11

A NOVA IMAGEM UTC
Em 2003, com uma nova Administração, a UTC decidiu modificar a sua imagem que se encontrava extremamente desgastada e perdurava desde a sua fundação.
Esta mudança envolveu a alteração do Logotipo da empresa e a total alteração da decoração/pintura de todos os autocarros do Grupo.
Imagem anterior da UTC
Esta medida, apoiada em estudos que demonstram que, em termos comerciais, é muito importante mudar a imagem do grupo pelo menos de 10 em 10 anos, dando-lhe o toque que a moda tanto explora, teve alguma oposição interna que entendia que se deveria alterar a imagem sem alterar a cor base da empresa.
No entanto, o que se pretendia era, claramente, a ruptura pois a força da alteração não seria igual, mantendo a cor inicial da mesma.
Desta forma e numa primeira fase, embora se tivesse alterado a imagem, manteve-se algum compromisso com o passado e com a imagem anterior, tendo sido decidido que os autocarros de turismo teriam a actual imagem (de ruptura com o passado) e, os das carreiras, uma pintura semelhante à da nova imagem, mas utilizando ainda predominantemente, a cor vermelho, estabelecendo desta forma uma "ponte" com o passado.
Rapidamente se chegou à conclusão que se não deveria adoptar uma imagem diferente para o Turismo e a Carreira e assim, para todo o Grupo UTC, foi adoptada uma única imagem, imagem essa de ruptura total com o passado.
A cor vermelho, apenas se manteve nas placas que identificam a empresa, como "apontamento memorial" da imagem anterior.

1 comentário:

Anónimo disse...

Gostava profundamente que me dissessem se têm orgulho numa imagem de discriminação. Camionetas todas piu-piu que mais parecem dos jogadores de futebol. Mas nada mais. Discriminam quem precisar de se mover em cadeira de rodas, discriminam maes com carrinhos de bebé... cheias de degraus, corredor extremamente estreito. Nada práticas ou lógicas para pessoas que estão a viver o dia a dia. Deixo então uma vénia à tristeza de não saberem criar transporte publico...