CUSTE O QUE CUSTAR

O PORTUGAL DOS GRANDES...
Não posso deixar de olhar apreensivamente para toda a polémica que envolve a localização do futuro Aeroporto.
Estes casos nacionais vão "maquilhando" os reais problemas do País e fazem lembrar velhas políticas em que o Zé Povinho era "alimentado" e "docemente embalado" pelo futebol e pelas novelas.
Hoje, mais do que nunca, os media são responsáveis, na ânsia de ocuparem os lugares de destaque na Guerra das Audiências, pelo acender de fogueiras que, mal podem, abandonam ateando outras, numa sucessão interminável que nos vai "aquecendo" a todos e permitindo ir mandando uns "bitaites" diários e esquecer os aumentos dos combustíveis e dos transportes, entre tantos outros.
Porque duma coisa não duvidemos. O Português não percebe só de futebol. Percebe de tudo!
É treinador de bancada, Juiz de algibeira, político quanto baste e até jogador de futebol. (Que o diga o Manelzinho que vai resolvendo de penalti metade dos problemas que tem, na tasca da tia Alzira)
E, acima de tudo, não é estúpido!
Não tem culpa é de ter responsáveis de qualidade duvidosa à frente dos destinos da Nação e não ter outros em quem votar. Porque estúpido não é. Não senhor!
Porque, Portugal é pequenino, apenas geograficamente. Ninguém duvida que Portugal é Grande ou não fossemos dotados de homens capazes de deixar obras para a posterioridade.
Porque, se D.Afonso Henriques que se chateou com a mãe e distribuiu "porrada" pelos Mouros, dando origem a este canteiro à beira-mar plantado, nunca mais foi esquecido no Mundo que dizer dos "crânios" nacionais que mandaram construir todos os estádios do Euro 2004, o Centro Cultural de Belém, vão construir um novo aeroporto, viabilizar o comboio de alta velocidade... enfim, construir tanto, tanto, tanto que, com jeitinho, vamos ter que "roubar" um bocado de terreno à nossa vizinha Espanha porque o nosso solo Pátria começa a ser insuficiente para tanta "grandeza" ?
Destes, ninguém mais se esquecerá... certamente.
Os outros assuntos nacionais, do dia a dia e os estruturais, têm tempo e não faltará gente "menor" que os resolva, com certeza.
Porque, todo o homem tem a sua oportunidade e, ou deixa obra, ou não . CUSTE O QUE CUSTAR...

1 comentário:

Monteiro disse...

Gostei deste parágrafo:

"Porque, se D.Afonso Henriques que se chateou com a mãe e distribuiu "porrada" pelos Mouros, dando origem a este canteiro à beira-mar plantado, nunca mais foi esquecido no Mundo que dizer dos "crânios" nacionais que mandaram construir todos os estádios do Euro 2004, o Centro Cultural de Belém, vão construir um novo aeroporto, viabilizar o comboio de alta velocidade... enfim, construir tanto, tanto, tanto que, com jeitinho, vamos ter que "roubar" um bocado de terreno à nossa vizinha Espanha porque o nosso solo Pátria começa a ser insuficiente para tanta "grandeza" ?".

Se considerar que Espanha começa a Norte de Torres Vedras, a Nordeste de Santarém, a Sul de Setubal e a Leste de Vendas Novas (como os politicos de Lisboa consderam) talvez o seu parágrafo tenha mais sentido do que realmente pensa.