OS DINOSSAUROS DA UTC

ENG. ANTÓNIO DE AZEVEDO LIMA
Filho de um dos fundadores da UTC ( Francisco da Cruz Lima), irmão da minha mãe e meu tio e Padrinho, foi um segundo pai para mim e uma oportunidade perdida para a União de Transportes dos Carvalhos, Lda e para o sector dos Transportes em geral .
Licenciado em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, onde leccionou de 1960 a 1966, colaborador científico da Universidade de Luanda onde exerceu de 1973 a 1974, foi Gerente da UTC, Auto-Viação de Lamas, Lda e Auto-Viação Feirense, Lda, de 1961 a 1964.
Infelizmente para a UTC, o seu brilhantismo, inteligência e conhecimentos apenas foram aproveitados durante três anos e fez com que deixasse a empresa, desenvolvendo a sua actividade por todo o País e Estrangeiro.
Com efeito, o meu Padrinho esteve em todas, chegando mesmo a ser convidado para exercer um cargo Governamental que recusou.

Para além da sua actividade pedagógica em algumas Universidades e da representação que fez pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto na Comissão Portuguesa de Normalização, foi Director (1964 a 1966) do Gabinete Técnico da UTIC (União de Transportadores para Importação e Comércio, Lda), Director Comercial da RENAULT para o Norte do País ( 1966 a 1970), Administrador-Delegado da SACMA ( Sociedade Angolana de Construção e Montagem de Automóveis ), de 1970 a 1972 e, entre outros cargos, Presidente do Conselho de Administração da STCL ( Sociedade dos Transportes Colectivos Públicos da cidade de Luanda) de 1973 a 1974.
Na área que mais nos interessa - Transportes - fundou e dirigiu em 1965, o Centro de Estudos de Camionagem, foi Vice-Presidente do GITA (Grémio dos Industriais de Transportes em Automóveis) de 1966 a 1970, membro do Conselho Permanente da Corporação de Transportes e Turismo, Vogal do conselho Superior de Transportes Terrestres, Relator da Comissão Ministerial para o Estudo dos Transportes Suburbanos e, entre outros cargos desempenhados, Consultor Técnico da ANTROP (Associação Nacional de Transportadores Rodoviários de Passageiros de Portugal).
Desenvolveu uma infinidade de trabalhos e publicou livros dos quais destaco, por se encontrarem ligados aos transportes, em 1966, A Conservação Preventiva das Frotas de Autocarros (GITA) , o estudo para a constituição e organização da Empresa de Transportes Urbanos de Luanda, Os Impostos de Camionagem (ANTROP 1978), Os Transportes Turísticos (ANTROP 1978), a proposta de alteração do RTA (Regulamento de Transportes) e A Indústria da Montagem de Automóveis em Angola (ACL 1971).
Para além da sua actividade profissional, foi um entusiasta participante na vida Associativa dos Bombeiros dos Carvalhos e do Clube de Hóquei local.
Os Carvalhos devem-lhe, entre outras coisas, a existência do seu Pavilhão Desportivo.
Nasceu a 11 de Fevereiro de 1935 e deixou-nos, prematuramente, a 20 de Julho de 1990.
A União de Transportes dos Carvalhos, Lda, o sector dos Transportes e do Automóvel, V.Nova de Gaia, os Carvalhos, a ANTROP e o País devem-lhe muito e tardam por lhe prestar a devida e justa homenagem por uma vida de trabalho e de empenho em favor do desenvolvimento local e Nacional.

4 comentários:

Anónimo disse...

Gostaria de saber mais sobre a SACMA, uma vez que ando a pesquisar sobre um veículo raro em Portugal, que foi produzido para Àfrica, o Renault 4 Pick-up. Acontece que este veículo, inovador no tempo em que foi construído, (entre 1971 e 1973, pelo menos) pouco ou nada se sabe sobre ele, e ainda existem pelo menos 3 em Portugal, importadas das Ex-Colónias. Este veículo usou peças de outros automóveis, por isso é que gostava de saber que automóveis é que foram prooduzidos na SACMA.

Um Abraço e parabéns pelo Blog.

Filipe Peixinho (fjpeixinho [ A T ] gmail ponto com

Jorge Nogueira disse...

Onde posso encontrar o livro "A Conservação Preventiva das Frotas de Autocarros (GITA)"?

António Neto disse...

Caro Jorge,
Julgo existir um exemplar na biblioteca da Antrop.
Cumprimentos
A. Neto

António Neto disse...

Caro Filipe,
Peço desculpa por não ter respondido à sua pergunta mas a verdade é que só agora a vi.
Não lhe consigo dizer muito sobre o que pergunta mas tentarei informar-me e terei todo o prazer em informá-lo.
Cumprimentos,
A. Neto