O CARACOL DA AVENIDA

O METRO A PASSO
Em 27 de Janeiro de 2008 escrevi neste blogue um artigo chamado " UM PAÍS A METRO".
Nesse artigo, entre outras coisas, fui dizendo que foi um erro não se ter enterrado a linha de metro e que um dia ainda a iriam enterrar e que os defensores da solução actual iriam dizer cobras e lagartos da mesma, virar a casaca, como habitualmente fazem e dizer que afinal se devia ter enterrado a dita cuja.
É evidente que neste momento ainda muita gente me chama parvo.
Todos acham a actual solução espectacular e eu como Arquitecto tenho que confessar que Urbanísticamente a solução do Metro de Superfície é mais interessante e mais económica que a versão enterrada. Além disso foi copiad.... quero dizer, é uma evolução das soluções existentes por essa Europa fora.
Só que aquele "animal" não foi concebido para ser bonitinho ! Foi concebido para transportar passageiros e, neste momento, está a rebentar pelas costuras, não conseguindo cumprir a sua função.
Surpreendidos? Não estejam, meus amigos. Tenham é vergonha de serem governados, orientados .... e uma série de outras palavras terminadas em "ados" por um conjunto de "boys" que recebem somas chorudas de vencimento e têm um calhau com dois olhos em cima do pescoço.
Consideremos as seguintes premissas:
1- A linha amarela encontra-se toda enterrada excepto no corredor da Av. de Gaia.
2- A área enterrada da linha amarela permite velocidades de circulação muito superiores às da linha à superfície da Av. de Gaia, atendendo aos atravessamentos existentes e aos cuidados a ter com os peões.
3- Nas horas de ponta o metro na Av. de Gaia já não consegue transportar eficazmente todos os passageiros que o utilizam actualmente atendendo à pouca velocidade que consegue praticar na dita Avenida.
4- Caso aumente a frequência na Av. de Gaia para a ajustar à que consegue nas zonas de linha enterrada, o Metro vai encerrar a mesma e impedir que possa ser utilizada pelo trânsito automóvel, pois impedirá que os automóveis possam atravessar a linha.
Atendendo às premissas expostas facilmente percebemos que estamos perante um grande problema. OU SEJA, ELE ESTÃO COM UM GRANDE PROBLEMA.
Está-se a prolongar a linha, aumentando a sua capacidade em captar passageiros, quando já não se tem capacidade para transportar os existentes, nas horas de ponta.
A grande verdade é que a Av. de Gaia é um grande estrangulamento no principal eixo Norte/Sul do Metro e na sua linha mais importante.
Digo mais. Se, no Grupo que represento, dermos ordens para descarregarem todos os passageiros que transportamos para o Porto na paragem junto a Stº. Ovídio nas horas de ponta, fazendo aquilo que os "iluminados" inicialmente queriam que era que rebatêssemos os passageiros nesse lugar, o sistema entra em colapso.
Pergunta-se. Mas são parvos?
Não meus amigos, não são parvos. São apenas uns grandes incompetentes que, neste momento, sabendo a " borrada" que fizeram acreditam que ninguém vai dar por ela e daqui a uns dias, vão informar o "povão" que a linha em causa é um Study Case que excedeu todas as expectativas de utilização, ao ponto de terem que criar uma segunda linha ou enterrar a actual.
????????????????????????????????????????????????????????????????????????
Mas eles julgam que o "Povão" é parvo? Julgam?
Não . O "Povão" não é parvo só ainda não os apanhou a jeito para lhes dar umas bofetadas bem dadas porque eles bem as merecem, meus senhores. Além disso, a memória é curta e não há nada que não se esqueça com umas promessas feitas, em altura de campanha eleitoral, pelos nossos mais prestigiados e doutorados vendedores nacionais de banha da cobra.
Até lá, proponho que, em homenagem a todos os intervenientes no processo, se baptize o Metro de Superfície em Gaia com o nome "O CARACOL DA AVENIDA" e que se atribua uma medalha de mérito, em cortiça, a todos os IDIOTAS responsáveis.

Sem comentários: