O GRUPO UTC

OS NOVOS DESAFIOS

Quando, em Outubro de 2002, aceitei integrar o projecto UTC, sabia que muito havia que fazer no que dizia respeito à transformação da União de Transportes dos Carvalhos, numa empresa que respondesse eficazmente às novas exigências do mercado e do sector e que ultrapassasse as limitações que uma empresa de carácter familiar e de âmbito regional, habitualmente, coloca.

Rapidamente me apercebi que o sector se encontrava perante desafios que o iriam transformar radicalmente.

O surgir do Metro na cidade do Porto, a contratualização, as Autoridades Metropolitanas, o Andante, o/a ... bem, um sem número infindável de novas realidades que, só por si, originariam que me alongasse neste artigo, o que não se pretende, começam a ser a ordem do dia.

O que fazer neste quadro de mudança? Esta é a grande questão que se coloca ao sector e a todas as empresas do mesmo.

A UTC traçou os seus objectivos estratégicos e iniciou "uma caminhada" que passa entre muitas outras coisas, por mudar a sua imagem, apostar na requalificação e formação dos seus activos humanos e renovar a sua frota, ajustando-a às novas realidades demográficas, de procura e de mobilidade dos cidadãos.

Neste contexto, muito se tem feito, mas muito mais se tem de fazer.

Em Maio de 2007, com a aquisição da Auto Viação de Espinho Lda, foi dado mais um passo nessa caminhada. Um passo que tem a ver com uma questão de escala.

Porque se há verdades no mundo, nenhuma é maior do que a que provém da sabedoria popular- "dos pequenos não reza a história". E as empresas Portuguesas têm que perceber, duma vez por todas, que se continuarem tão pequenas como "a inteligência " dos seus gestores, outra solução não terão que não seja serem absorvidas, quando estiverem "maduras", por um qualquer grupo internacional.

A História da UTC, esse "património" que procuro com este Blog consolidar e "dividir" com todos, deixou-nos, entre outras coisas, uma grande mensagem:

Em 1940, um conjunto de homens e pequenas empresas, soube ultrapassar as suas diferenças, deixou de olhar para o seu "umbigo" e soube associar-se para dar início à União de Transportes dos Carvalhos, Lda.

Saibamos nós, hoje, extrair desse acontecimento a leitura que se impõe.

Sem comentários: