HISTÓRIA DA UTC 8

EMPRESAS QUE INTEGRARAM A UTC NA SUA FUNDAÇÃO

OLIVEIRA, FERNANDES E RIBEIRO, LDA. Esta empresa que ainda existe e opera na área de V.Nova de Gaia, foi recentemente adquirida pela VALPI.
Foi constituída por Escritura Pública, em 9 de Janeiro de 1932, sendo seus sócios fundadores os Snrs. José Fernandes Alves, Alexandre Alves Ribeiro e Joaquim Alves de Oliveira e o seu capital social era, na altura, de 21 000$00.
Da constituição de sociedade pode ainda depreender-se que José Fernandes entrou para a sociedade com a camioneta nº S-21:665, denominada Laranjinha, Alexandre Alves Ribeiro com a camioneta nº S-19:192, também denominada Laranjinha e Joaquim Alves de Oliveira com duas camionetas nºs. S-21:637 e S-15:458, denominadas S.Joãozinho.
Trata-se de uma das empresas que, no passado, esteve intimamente ligada à UTC.
Com efeito, a Oliveira, Fernandes e Ribeiro Lda foi uma das empresas fundadoras da União de Transportes dos Carvalhos, Lda em 26 de Abril de 1940.
Consta da escritura de constituição da UTC que a Oliveira, Fernandes e Ribeiro, Lda integrou a sociedade com 5 camionetas... das seguintes marcas e números: «Stuart» N-17803; «Stuart» SP-10-03; «Reo» N-13985; «Chevrolet» N-14655 e «Chevrolet» SM-10-28.
Mais tarde, a empresa abandonou o projecto UTC, ficando no mesmo, dois dos seus sócios - O Sr.José Fernandes Alves e o Sr. Neves.
Com estes dois sócios, ficaram uma série de autocarros da Oliveira Fernandes que integraram, conjuntamente com outros, a frota inicial da União de Transportes dos Carvalhos, Lda.
Os carros , das fotos que publico, são alguns desses autocarros.

Sem comentários: