HISTÓRIA DA UTC 1

O SURGIR DA UTC
UNIÃO DE TRANSPORTES DOS CARVALHOS, LDA
Tudo começou em 26 de Abril de 1940...
A UTC surge da fusão de várias empresas que operavam em Gaia, nomeadamente a Correia e Costa, Lda, a José Domingues de Carvalho e a Oliveira Fernandes e Ribeiro,Lda.
O seu capital social era de 80 000$00, compondo-se por uma quota de 14 000$00 pertença de José Domingues de Carvalho, outra de 30 000$00 pertença da Oliveira Fernandes e Ribeiro, Lda e uma de 36 000$00, pertença da sociedade Correia e Costa, Lda.
Mais tarde, a Oliveira Fernandes e Ribeiro, Lda abandonou o projecto UTC, ficando na empresa apenas dois dos seus sócios (José Fernandes Alves e António Moreira Neves).
Desta forma, após esse acontecimento, ficaram na UTC os "rostos" que todos consideram hoje os fundadores da empresa, respectivamente e pela ordem da fotografia:
Joaquim da Cruz Lima, José Fernandes Alves, António Moreira Neves, Francisco da Cruz Lima, Eduardo Domingues Ribeiro, José Domingues de Carvalho, Alberto da Silva Moutinho e Delfim Moutinho.
Francisco da Cruz Lima, Joaquim da Cruz Lima, Alberto da Silva Moutinho e Delfim Moutinho, eram sócios da Correia e Costa, Lda, por aquisição da quota do seu sócio fundador Correia.
Quando em 1940, abraçaram o projecto da fundação da União de Transportes dos Carvalhos, Lda, fizeram-no sem o seu outro sócio - Costa- que não quis participar do mesmo. Este, havia de mais tarde, estar na origem da Auto Viação de Espinho, Lda.
José Domingues de Carvalho foi outro homem que, com a sua empresa da altura, com o mesmo nome, ( José Domingues Carvalho), integrou a UTC.
José Fernandes Alves e António Moreira Neves , eram sócios da empresa Oliveira, Fernandes e Ribeiro, Lda. Quando esta empresa "abandonou" o projecto UTC, José Alves e António Neves, mantiveram-se no mesmo, juntamente com os autocarros com que tinham participado na realização do capital social da mesma.
José Fernandes Alves trouxe, nessa altura, para a UTC, um seu familiar que também a integrou - Eduardo Domingues Ribeiro.