ANDA, NÃO ANDA ?
Hoje decidi falar do TGV. Confesso que não conheço bem o projecto mas duas coisas sei:
1ª. - Como tudo em Portugal, é um projecto megalómano para a nossa dimensão e capacidade económica/ financeira.
2ª.- Gastaram-se milhões em estudos de impacto ambiental e de viabilidade económica.
Até aqui tudo bem. É normal. O "povão" já está habituado a que se gaste o que não se tem, a que haja derrapagens (é das estradas sinuosas) e até está habituado a que uma série de "engravatados", daqueles que "orbitam" à volta do poder, leve uma série de massa por uns projectos.
Agora o que se passou esta semana é, mais uma vez, de mais! Desculpem eu estar sempre a bater na mesma tecla, mas não posso deixar de me sentir envergonhado como Português e como pessoa ligada aos Transportes, do que se vai passando neste País.
Necessito mesmo de abordar este tema. Abordá-lo é fundamental para a minha sanidade e equilíbrio mental.
Então não é que, esta semana, vem cá à " parvónia"um Espanhol do Governo dos ditos cujos e, pasme-se, diz ao Governo Português que é muito importante, ao nível das mercadorias, que o TGV que ligará Madrid a Portugal, vá até SINES ?
Pergunta-se. Mas não ia? Ia só até ao Poceirão? Lá no meio de "nenhures"? Foi necessário vir cá um "nuestro hermano" lembrar-nos desse pequeno detalhe?
Eu sei. Eu sei...meus amigos.
Ou nós somos muito inteligentes ou eles muito estúpidos !
Pelo sim pelo não, não vá o diabo tecê-las, nuestros hermanos mandaram um " parvalhão" qualquer lembrar-nos que esse factor era de grande importância para eles e que tal facto estava na base da viabilidade económica/ financeira da coisa .
O ar "aparvalhado" do nosso representante nacional meteu dó. Certamente estava a pensar - Olhem só de que é que estes tipos se haviam de lembrar. Ligar Madrid a um Porto de Mar Português. E andamos nós a pagar milhões por uma série de estudos de viabilidade económica e nenhum apontava para tal coisa...
Pois é ! Os Espanhóis sabem o que querem. Nós...bem, nós fazemos uma ideia e estamos constantemente a necessitar de ser lembrados, por alguém, de que devemos ter em atenção isto ou aquilo.
Já agora, senhor Ministro dos Transportes. Peço-lhe encarecidamente que faça a vontade aos nossos amigos Espanhóis. Faça-lhes a vontade e fique mesmo por aí em termos de TGV. Madrid /Sines ? Grande Ideia!
Ligue-se esta linha à rede actual da CP e "voilá" . Prático, útil, eficiente e à medida da nossa carteira, não é? E até os Espanhóis, com jeitinho, podem pagar o "favor" que lhes vamos fazer.
São mesmo estúpidos estes Espanhóis!
Sem comentários:
Enviar um comentário