OS DINOSSAUROS DA UTC

ENG. ANTÓNIO DE AZEVEDO LIMA
Filho de um dos fundadores da UTC ( Francisco da Cruz Lima), irmão da minha mãe e meu tio e Padrinho, foi um segundo pai para mim e uma oportunidade perdida para a União de Transportes dos Carvalhos, Lda e para o sector dos Transportes em geral .
Licenciado em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, onde leccionou de 1960 a 1966, colaborador científico da Universidade de Luanda onde exerceu de 1973 a 1974, foi Gerente da UTC, Auto-Viação de Lamas, Lda e Auto-Viação Feirense, Lda, de 1961 a 1964.
Infelizmente para a UTC, o seu brilhantismo, inteligência e conhecimentos apenas foram aproveitados durante três anos e fez com que deixasse a empresa, desenvolvendo a sua actividade por todo o País e Estrangeiro.
Com efeito, o meu Padrinho esteve em todas, chegando mesmo a ser convidado para exercer um cargo Governamental que recusou.

Para além da sua actividade pedagógica em algumas Universidades e da representação que fez pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto na Comissão Portuguesa de Normalização, foi Director (1964 a 1966) do Gabinete Técnico da UTIC (União de Transportadores para Importação e Comércio, Lda), Director Comercial da RENAULT para o Norte do País ( 1966 a 1970), Administrador-Delegado da SACMA ( Sociedade Angolana de Construção e Montagem de Automóveis ), de 1970 a 1972 e, entre outros cargos, Presidente do Conselho de Administração da STCL ( Sociedade dos Transportes Colectivos Públicos da cidade de Luanda) de 1973 a 1974.
Na área que mais nos interessa - Transportes - fundou e dirigiu em 1965, o Centro de Estudos de Camionagem, foi Vice-Presidente do GITA (Grémio dos Industriais de Transportes em Automóveis) de 1966 a 1970, membro do Conselho Permanente da Corporação de Transportes e Turismo, Vogal do conselho Superior de Transportes Terrestres, Relator da Comissão Ministerial para o Estudo dos Transportes Suburbanos e, entre outros cargos desempenhados, Consultor Técnico da ANTROP (Associação Nacional de Transportadores Rodoviários de Passageiros de Portugal).
Desenvolveu uma infinidade de trabalhos e publicou livros dos quais destaco, por se encontrarem ligados aos transportes, em 1966, A Conservação Preventiva das Frotas de Autocarros (GITA) , o estudo para a constituição e organização da Empresa de Transportes Urbanos de Luanda, Os Impostos de Camionagem (ANTROP 1978), Os Transportes Turísticos (ANTROP 1978), a proposta de alteração do RTA (Regulamento de Transportes) e A Indústria da Montagem de Automóveis em Angola (ACL 1971).
Para além da sua actividade profissional, foi um entusiasta participante na vida Associativa dos Bombeiros dos Carvalhos e do Clube de Hóquei local.
Os Carvalhos devem-lhe, entre outras coisas, a existência do seu Pavilhão Desportivo.
Nasceu a 11 de Fevereiro de 1935 e deixou-nos, prematuramente, a 20 de Julho de 1990.
A União de Transportes dos Carvalhos, Lda, o sector dos Transportes e do Automóvel, V.Nova de Gaia, os Carvalhos, a ANTROP e o País devem-lhe muito e tardam por lhe prestar a devida e justa homenagem por uma vida de trabalho e de empenho em favor do desenvolvimento local e Nacional.