O MILAGROSO 4_18 !

O MILAGROSO 4_18 !
Em Setembro deste ano, os Transportadores e os Portugueses, foram surpreendidos com uma medida do Estado, bombástica: A implementação do Passe 4_18.
Após o impacto inicial e a consulta do calendário para verificar se estávamos em ano de eleições, comecei a analisar pormenorizadamente a medida.
À boa maneira Portuguesa do "desenrasca " e do "depois logo se vê", o Estado decidiu criar um passe para os estudantes, com idades compreendidas entre os 4 e os 18 anos, com descontos de 50% sobre o valor que estes pagavam, valor esse que tinha já um desconto semelhante, que os transportadores privados têm vindo a ser obrigados a suportar, sem qualquer contrapartida do estado.
Imediatamente senti um arrepio e dei comigo a questionar-me sobre quem ia suportar a factura.
Pois! Porque em Portugal estamos habituados a que o Estado pratique política social com o dinheiro dos outros ! Que eu conheça, só existem dois casos no mundo em que isso acontece - em Portugal e na "República das Bananas".
Adiante...
Embora considerando boa a iniciativa, os Transportadores ficaram desconfiados...
À pergunta -quem nos vai pagar o desconto e quando ?- ninguém sabia responder e atirava-se a resposta para uma decisão a tomar pelo Estado sobre o assunto. Entretanto, as empresas tinham que praticar o desconto e suportar os custos financeiros resultante da sua diminuição de liquidez mensal.
Este mês, 3 meses após o início do 4_18, finalmente foram os Transportadores informados que quem lhes ia pagar era a Direcção Geral do Tesouro, mas apenas lá para Fevereiro de 2009.
Ou seja. A crise pelos vistos atinge os Bancos, os Estados e todos os outros, menos as empresas de Transporte Pesado de Passageiros que têm que praticar um desconto que o Estado num qualquer Conselho de Ministros decidiu aplicar e aguentar 5 meses para reaver o dinheiro.
Mais uma "benesse" do estado, concedida ao sector, a associar aos tardios reembolsos do dinheiro do IVA, às dívidas "com barbas"das Câmaras Municipais e outros organismos públicos do género que me atrevo a apelidar de CALOTEIROS.
Pois ! Porque por muito menos chamamos caloteiro a quem nos demora a pagar.
E uma nova pergunta fica por responder. E os juros destes "empréstimos " ao Estado ? Vamos recebê-los ? Ou é mais uma a somar às outras "benesses"?