TITULOS DE TRANSPORTE 1-U.T.CARVALHOS LDA

UNIÃO DE TRANSPORTES DOS CARVALHOS LDA

O histórico que a UTC possui ao nível de Títulos de Transporte é bastante vasto. Desta forma, apenas apresentarei alguns títulos exemplicativos, organizando-os por ano e por formato, de maneira a que se fique com uma panorâmica geral de 1940, data da sua fundação, até à actualidade.

BILHETES

De 1940 até 1943, o bilhete da UT Carvalhos, seguiu o formato do das empresas que estiveram na sua fundação. Desde o bilhete simples ao meio bilhete, com origem/ destino definido, até ao de ida e volta, existem nos arquivos da empresa variantes aos bilhetes que se ilustram. O bilhete ou não possuía data, ou a mesma era colocada no dia da viagem. Existiam também situações de lugares marcados por reserva, como se pode observar no exemplo do bilhete de 23 de Dezembro de 1941. A partir de 1943, o bilhete evoluiu e adquiriu um novo desenho, que permitia que o cobrador o picasse no dia e no mês da viagem. Passou também a ter o ano impresso.

Este formato de bilhete, nas suas variantes, manteve-se bastante estável quase até à actualidade, tendo apenas acrescentado ao seu desenho a referência da série, a partir de 1948.

Em 1980 o bilhete tornou a evoluir. Até esta data o bilhete apresentava os meses, o ano, a série, o nº e os dias do mês. A zona da concessão aparecia por escrito. Porém, em virtude de algumas concessões possuírem muitas zonas, tornava-se complicado para o cobrador picar e identificar as mesmas no bilhete, conforme se pode verificar pelo exemplo.

Assim o bilhete deixou de ter a marcação dos dias do mês, dos meses do ano e das zonas por extenso. Em alternativa, as zonas passaram a aparecer numeradas de 1 a 20, passaram a aparecer os dias da semana e o bilhete diminuiu de tamanho. O cobrador picava o bilhete no dia da semana e na zona.

O passe seguinte da evolução do bilhete , na UTC, aconteceu em 1990. A partir desta data deixou de aparecer o ano, impresso no bilhete. Tal facto deveu-se ao aproveitamento que se conseguia ter, nos bilhetes de um ano para o outro, mesmo havendo mudança de tarifa. Sem data, conseguia-se aproveitar os bilhetes no ano seguinte e o passageiro não questionava os motoristas sobre o facto de ele lhe estar a vender um bilhete do ano anterior.

A partir de 1997, existem os primeiros registos na empresa da presença de máquinas de cobrança. Estas máquinas foram evoluindo até ao actual sistema de bilhética sem contacto que a UTC e todo o Grupo possui, introduzido em 2006.

PASSES MENSAIS

O primeiro exemplar de passe que a empresa possui, data de 1940. O passe, de Assinatura Mensal, era semelhante ao bilhete da época mas impresso num papel de melhor qualidade. Possuía na frente, pré-impresso, a identificação da empresa, o tipo de assinatura e a origem e destino do passe. Manualmente era colocado o nome do cliente, a data do passe e o número. Possuía ainda 52 quadrados para serem picados pelo cobrador pelo que se pressupõe que embora mensais, válidos por 30 dias, apenas permitiam 52 viagens. Na traseira do passe, aparece impresso o horário da concessão a que se referia o passe.

O segundo exemplar que temos em arquivo, refere-se a um passe de 1942. Relativamente ao passe de 1940 destaque-se o facto de estarmos perante um caso de um Passe de 1/2 Assinatura Mensal que permitia 26 viagens e que apenas era válido por 2o dias.

Mais tarde e até 2006, a UTC possuiu um sistema informatizado que imprimia em papel próprio, mensalmente, e de forma personalizada, os passes. Estes eram mensais e tinham evoluído para um sistema de viagens ilimitadas.

Em 2005 foi introduzido um sistema de passes impressos em Cartão de plástico e no qual era mensalmente colada uma vinheta com holograma para impedir a falsificação.

Em 2006 foi introduzido o actual sistema SEM CONTACTO.

TÍTULOS DE TRANSPORTE 2 - CORREIA E COSTA LDA

CORREIA E COSTA LDA
Esta empresa que esteve presente na Fundação da U.T.dos Carvalhos Lda, deixou de existir em 1940.
No entanto, no espólio da UTC, existem vários títulos de transporte desta empresa, no mínimo curiosos:
BILHETES
Conjunto de bilhetes, que permite a utilização nos dois sentidos. O cobrador picava no valor a pagar.
Bilhetes Inteiros de Ida e Volta (Origem/ Destino)

Meio Bilhete só de um sentido (Origem/Destino)

TRANSPORTE DE VOLUMES (DESPACHOS)
Bilhete de transporte de 1 volume, (Grande).
PASSES MENSAIS
Assinatura mensal entre St.Ovidio e Porto, de Abril de 1939 (rosto).
O passe possui ainda, o horário da carreira e publicidade da empresa.

SEJAM PROACTIVOS! PENSEM.

VAI FUNDIR ...
Numa altura em que tudo tem aumentado, nomeadamente os combustíveis e os seus derivados e sendo Portugal totalmente dependente energéticamente, não é que talvez devido a alguma fuga de gás, andamos todos anestesiados ? Até quem nos "orienta" parece padecer de "letargia aguda".
O "povão" não tuge nem muge e lá vai continuando a andar de automóvel, cada vez com maiores dificuldades, em vez de utilizar os Transportes Públicos ou a bicicleta.
Quem nos "orienta" nada nos diz. Nem mesmo para nos mandar poupar.
No mínimo estranho, não é?
Nas anteriores crises do petróleo que nos atingiram menos profundamente, fartamo-nos todos de levar com conselhos (gratuitos), para poupar energia.
Hoje, nada nos dizem !
Levantem-se e sejam proactivos! Poupem Energia e pensem continuamente na forma de a poupar! Essencialmente ... pensem !
A Economia e o Ambiente, agradecem.