CONCORRÊNCIA DA UTC 6 (Passado e presente)

MOREIRA, GOMES E COSTAS, LDA Esta empresa foi "concorrente" da UTC durante muitos anos. A sociedade foi constituída por escritura de 29 de Julho de 1933. Actualmente encontra-se integrada no grupo VALPI, por aquisição à ALSA, juntamente com a Sandinense. Fotos de algumas "relíquias" da Moreira Gomes e Costas:

CONCORRÊNCIA DA UTC 5 (Passado e presente)

AUTO VIAÇÃO FEIRENSE, LDA .
Esta empresa foi constituída por escritura pública em 30 de Março de 1936, tendo sido seus sócios fundadores os Snrs. Joaquim Francisco Leandro, Alfredo Correia dos Santos Lima, Hermenegildo Ferreira Pais, Joaquim Ferreira Couto e António Bernardo Júnior.
O seu capital social, na constituição, era de 100 000$00. A Feirense foi sempre um "concorrente" da União de Transportes dos Carvalhos muito especial.
Com efeito, ainda hoje, muitos sócios da UTC são também sócios da A.V.Feirense e, no passado, chegaram a deter a maioria do capital social.
Esta particularidade, foi fundamental para o desenvolvimento da empresa. Fotos de " relíquias" da Feirense:

CONCORRÊNCIA DA UTC 4 (Passado e presente)

SEQUEIRA LUCAS, VENTURA C. LDA.
Esta empresa opera na área de V.Nova de Gaia e Espinho.
Foi constituída por escritura pública em 25 de Setembro de 1933 entre Moreira e Castro, Lda, M.Freitas da Costa e Irmão, Manuel Domingues Lucas, José Domingues Ventura e Camilo Domingues Ventura.
O capital social inicial da empresa foi de 35 000$00, realizado da seguinte forma:
  1. A firma Moreira e Castro, Lda com os autocarros nºs 9:244-N e 22:329-S;
  2. o sócio Manuel Domingues Lucas com os autocarros nºs 12:272-N e 7:528-N;
  3. a sócia M.Freitas da Costa e Irmão com o autocarro nº 20:951-S
  4. os sócios José Domingues Ventura e Camilo Domingues Ventura com um autocarro cada, que ficaram de adquirir individualmente para a empresa.
A foto da imagem é bastante interessante, uma vez que nos permite observar um autocarro movido a Gasogénio, combustível utilizado durante a 2ª.Guerra Mundial.
Embora a excursão seja de copofónicos, o tanque ,ao contrário do que se possa pensar, não tem vinho.
Foi uma pena, sentida por todos, no dia em causa...
Fotos de outras "relíquias" da Sequeira Lucas:

CONCORRÊNCIA DA UTC 3 (Passado e presente)

A INTEGRAÇÃO NA UTC
AUTO VIAÇÃO GRIJÓ LDA
Foto de um autocarro antigo da Auto Viação Grijó, Lda, empresa que durante muitos anos foi concorrente da União de Transportes dos Carvalhos.
Esta empresa foi, recentemente, adquirida pela UTC, encontrando-se integrada no Grupo.
Actualmente, a A.V.Grijó, Lda está a renovar a sua frota e a alterar a sua imagem para a imagem do grupo UTC.
Fotos de outras "Relíquias" da A.V.Grijó:
Este autocarro foi o 1º. de cabine avançada, da empresa.
Foi totalmente construído, nas oficinas da União de Transportes dos Carvalhos, Lda, imediatamente após a 2ª.Guerra Mundial.
A actual imagem da Auto Viação Grijó, Lda (Grupo UTC), na figura do seu mais recente autocarro PB IRIZAR.

CONCORRÊNCIA DA UTC 2 (Passado e presente)

EMPRESA DE TRANSPORTES GONDOMARENSE LDA
Curiosa foto de um autocarro antigo da nossa " concorrente" Gondomarense, empresa que ainda opera no concelho de Gondomar.
Fotos de outras "relíquias" da Gondomarense:

CONCORRÊNCIA DA UTC 1 (Passado e presente)

J.ESPÍRITO SANTO e IRMÃOS
Esta empresa, da qual publico uma curiosa foto do seu autocarro MM-76-65, foi o embrião da actual J.Espírito Santo e Filhos, Lda. que opera em pleno "coração" do concelho de V.Nova de Gaia.
Actualmente, a empresa encontra-se a alterar o seu sistema de bilhética, adoptando o sistema que a UTC tem em funcionamento, desde 2005.
Fotos de outras "relíquias" da J.Espírito Santo:

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Foto de autocarro com a nova imagem da empresa.

RELÍQUIAS UTC 3

AUTOCARRO Nº16 CHEVROLET DE 1934
Este autocarro ainda existe... mas não está ao serviço.
Trata-se de um Chevrolet de 1936 e encontra-se guardado, à espera de uma intervenção que o restaure tal como aconteceu com o autocarro nº 17. Anda a gasolina ... ai!
Trata-se de um autocarro que iniciou o seu serviço na empresa Oliveira Fernandes & Ribeiro, Lda e que passou para a U.T.Carvalhos, Lda em 1940, quando um dos seus sócios - José Fernandes Alves- abandonou a sociedade a que pertencia, para ser um dos sócios fundadores da UTC.
Este autocarro foi profundamente transformado no que diz respeito à sua carroçaria, quando veio para a UTC.
Podemos imaginar o carro original por esta foto do carro nº 17.
Verificamos facilmente as profundas alterações que foram efectuadas ao original, principalmente no que diz respeito a toda a frente do carro.
O carro era simplesmente fantástico.

HISTÓRIA DA UTC 6

A INTEGRAÇÃO NA UTC
AUTO VIAÇÃO DE LAMAS, LDA
Foto de dois autocarros da Auto Viação de Lamas, Lda.
Esta empresa foi adquirida pela UTC e totalmente integrada, não existindo na actualidade.
A integração desta empresa na UTC, permitiu a sua expansão para o concelho da Feira, rompendo os limites geográficos em que, até aí, ela operava ( Concelho de V.Nova de Gaia e Porto).
Outros autocarros que pertenciam à Auto Viação de Lamas, Lda, onde se pode ver a marca, ano e nº de frota com que integraram a UTC.

HISTÓRIA DA UTC 5

EMPRESAS QUE INTEGRARAM A UTC NA SUA FUNDAÇÃO
JOSÉ DOMINGUES DE CARVALHO
Foto de um autocarro da empresa José Domingues de Carvalho ( autocarro nº 4). Esta, foi uma das empresas que integrou a UTC em 1940, aquando da sua fundação.
Fotos de outras "relíquias" da José Domingues de Carvalho:

HISTÓRIA DA UTC 4

MEMÓRIAS DO PASSADO
Foto de um dos passeios anuais dos funcionários que a UTC realizava. (Local e data desconhecida)
A empresa ainda hoje realiza um passeio anual de funcionários, colocando igualmente meios ao dispôr dos antigos funcionários (reformados) para a realização do seu convívio anual.

RELIQUIAS UTC 2

MINIATURAS DE AUTOCARROS
Conjunto de miniaturas de autocarros que se julga pertencer à colecção particular do Sr. José Barbosa (antigo chefe de tráfego da UTC).
A partir de brinquedos de feira, o Sr. José Barbosa, pintou-os e decorou-os de acordo com as empresas que deram origem à UTC:
Os autocarros vermelhos e preto são da CORREIA & COSTA, LDA, os mel e vermelhos da empresa JOSÈ DOMINGUES CARVALHO,LDA e os Azuis da OLIVEIRA FERNANDES & RIBEIRO, LDA da qual, apenas um dos seus sócios, (José Fernandes Alves) integrou, na sua fundação em 1940, a UTC.

HISTÓRIA DA UTC 3

AS PRIMEIRAS VIATURAS
As primeiras viaturas da UTC, pertenciam a pequenas empresas que se associaram em 1940, (Correia e Costa, Lda, José Domingues Carvalho e Oliveira Fernandes e Ribeiro, Lda), dando origem à União de Transportes dos Carvalhos, Lda.
Numa fase inicial, essas empresas operaram com as viaturas que possuiam, tendo entrado com elas na constituição do capital social da UTC.
Uma delas era a Oliveira Fernandes e Ribeiro, Lda cujo carro REO de 1928 vemos na imagem e que foi o carro nº1.
No entanto, mais tarde, a Oliveira Fernandes e Ribeiro Lda acabou por sair da UTC. Apenas dois dos sócios da OF e Ribeiro, Lda (José Fernandes Alves e António Moreira Neves) se mantiveram na União de Transportes dos Carvalhos Lda, com vários autocarros.

HISTÓRIA DA UTC 2

EDIFÍCIO SEDE DA UTC NO PASSADO
A sede da UTC e oficina antes da construção do actual edifício de escritórios da empresa.
Atente-se ao pormenor das bombas de abastecimento de combustíveis que se encontravam encostadas à fachada do prédio.

A UTC NA ACTUALIDADE 1

ACTUAL EDIFÍCIO SEDE DA UTC

Este é o actual edifício sede da UTC que se encontra em obras de remodelação da área oficinal.

Situa-se na Av. Dr. Moreira de Sousa, nº 805, nos Carvalhos, freguesia de Pedroso, Concelho de V. Nova de Gaia - Portugal.

HISTÓRIA DA UTC 1

O SURGIR DA UTC
UNIÃO DE TRANSPORTES DOS CARVALHOS, LDA
Tudo começou em 26 de Abril de 1940...
A UTC surge da fusão de várias empresas que operavam em Gaia, nomeadamente a Correia e Costa, Lda, a José Domingues de Carvalho e a Oliveira Fernandes e Ribeiro,Lda.
O seu capital social era de 80 000$00, compondo-se por uma quota de 14 000$00 pertença de José Domingues de Carvalho, outra de 30 000$00 pertença da Oliveira Fernandes e Ribeiro, Lda e uma de 36 000$00, pertença da sociedade Correia e Costa, Lda.
Mais tarde, a Oliveira Fernandes e Ribeiro, Lda abandonou o projecto UTC, ficando na empresa apenas dois dos seus sócios (José Fernandes Alves e António Moreira Neves).
Desta forma, após esse acontecimento, ficaram na UTC os "rostos" que todos consideram hoje os fundadores da empresa, respectivamente e pela ordem da fotografia:
Joaquim da Cruz Lima, José Fernandes Alves, António Moreira Neves, Francisco da Cruz Lima, Eduardo Domingues Ribeiro, José Domingues de Carvalho, Alberto da Silva Moutinho e Delfim Moutinho.
Francisco da Cruz Lima, Joaquim da Cruz Lima, Alberto da Silva Moutinho e Delfim Moutinho, eram sócios da Correia e Costa, Lda, por aquisição da quota do seu sócio fundador Correia.
Quando em 1940, abraçaram o projecto da fundação da União de Transportes dos Carvalhos, Lda, fizeram-no sem o seu outro sócio - Costa- que não quis participar do mesmo. Este, havia de mais tarde, estar na origem da Auto Viação de Espinho, Lda.
José Domingues de Carvalho foi outro homem que, com a sua empresa da altura, com o mesmo nome, ( José Domingues Carvalho), integrou a UTC.
José Fernandes Alves e António Moreira Neves , eram sócios da empresa Oliveira, Fernandes e Ribeiro, Lda. Quando esta empresa "abandonou" o projecto UTC, José Alves e António Neves, mantiveram-se no mesmo, juntamente com os autocarros com que tinham participado na realização do capital social da mesma.
José Fernandes Alves trouxe, nessa altura, para a UTC, um seu familiar que também a integrou - Eduardo Domingues Ribeiro.

RELÍQUIAS UTC 1

Cá está uma das relíquias da UTC. Trata-se de um Chevrolet do ano de 1937, ainda existe, foi recuperado e anda... a gasolina.
Tinha o nº de frota 17 e já não se encontra ao serviço.
Tal como aconteceu com o nº 16, este carro foi profundamente alterado, conforme se pode ver pelas fotos, aquando da sua chegada à UTC, pela mão de um dos seus sócios fundadores (José Fernandes Alves).
Inicialmente, este carro pertencia à empresa Oliveira, Fernandes & Ribeiro, Lda.

Em 1940, José Fernandes Alves, decidiu abraçar o projecto da fundação da UTC e ao sair da OF Ribeiro, Lda, trouxe este e outros autocarros que passaram a integrar o seu "património".

A UTC tem ainda um carro igual, com o nº de frota 16 que pretende restaurar .